skip to Main Content

CMTC promove dinâmica com motoristas do transporte coletivo para que eles enfrentem os desafios dos passageiros com mobilidade reduzida

Com o objetivo de despertar mais empatia por parte dos motoristas de ônibus, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) realiza nesta segunda-feira (22/11) às 9h  na sede do Sest Senat um exercício que consiste em colocá-los no lugar dos passageiros com mobilidade reduzida.

A atividade será realizada para chamar a atenção para o Dia Internacional do Deficiente Físico que é lembrado no dia 3 de dezembro e reforçar a importância da inclusão e do respeito. Estar consciente da necessidade de entender os sentimentos e as perspectivas do outro é um hábito que não só melhora a qualidade de vida dos que estão ao nosso redor, mas a nossa também.

E pensando nisso a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) em parceria com o Sest Senat  e as concessionárias Rápido Araguaia, HP Transportes Coletivos, Metrobus, Viação Reunidas e Cootego, promovem um exercício onde os motoristas do transporte coletivo irão enfrentar todos os obstáculos, inseguranças e limitações que os passageiros com algum tipo de deficiência física, visual, auditiva, cognitiva ou múltipla encontram no embarque, durante a viagem e no desembarque do transporte coletivo.

Alguns motoristas terão os olhos vendados, outros usarão cadeiras de rodas, outros terão algum membro imobilizado e enfrentarão exatamente o que uma pessoa com mobilidade reduzida passa no dia a dia dentro do transporte coletivo. Sentir na pele todo medo e insegurança é a proposta.

A ação está inserida nas disciplinas dentro do Curso de Capacitação que foi iniciado no dia 09 de setembro e contempla a categoria. Além de aulas práticas, a categoria também passará por aulas on-line.

Melhorar a acessibilidade de passageiros com alguma limitação física é uma das prioridades da CMTC. E não basta apenas desenvolver um trabalho de infraestrutura, é preciso despertar as sensações e empatia em todos que fazem parte deste ambiente.

Para o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, especialista em Transporte, os profissionais que lidam diretamente com pessoas com mobilidade reduzida, como os motoristas de ônibus devem considerar essas “barreiras” cotidianas e ter a humanidade de ajudá-las deixando-as seguras e confortáveis.

Back To Top

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia