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Compete a Diretoria Administrativa e Financeira supervisionar e controlar o desempenho das unidades deste departamento visando estabelecer e aplicar planos normativos, estratégicos e de cunho operacional.

Documentos relativos ao administrativo são supervisionados por esta diretoria, em conjunto com a área interessada, para a assinatura do presidente e de diretores de cada departamento envolvido.

Gerência de Contabilidade

Núcleo responsável pela documentação destinada a contabilidade e prestação de contas aos órgãos competentes. Principais atribuições:

  • Realizar análise de conciliação de contas patrimoniais;
  • Realizar classificação contábil dos documentos de acordo com a necessidade de regularização dos saldos, efetuando cálculos de encargos financeiros;
  • Emitir balancetes e prestações de contas mensais;
  • Fazer o controle e elaboração de relatórios técnicos;
  • Realizar o gerenciamento de informações contábeis;
  • Efetuar a consolidação das demonstrações financeiras;
  • Demonstrar lucros ou prejuízos acumulados;
  • Demonstrar as mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa;
  • Apresentar balanço anual e respectivas demonstrações, sendo responsável técnico;
  • Realizar pesquisa para melhorias na área de formação e assessoramento a alta administração;
  • Conhecer as Leis de licitação, Responsabilidade fiscal, Contabilidade Pública e CLT- Consolidação das Leis do Trabalho.

Gerência Financeira

Cabe a essa gerência planejar e supervisionar atividades financeiras da empresa atendendo o que determina leis, decretos e resoluções das Leis 6404, 4320 e Tribunal de Contas. Entre as atribuições estão:

  • Negociar com bancos e instituições financeiras, visando minimizar custos de captação de recursos e das tarifas bancárias e otimizar as receitas oriundas de aplicações financeiras;
  • Executar o controle orçamentário da receita verso despesa, custo e benefícios e equilíbrio econômico;
  • Gerenciar pagamentos e recebimentos de acordo com as Leis Tributárias e Sistema Integrado de tesouraria e bancos;
  • Elaborar planilhas para o controle de caixa;
  • Gerenciar aplicações financeiras;
  • Gerenciar departamento contábil;
  • Prestar contas aos órgãos competentes.
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