skip to Main Content

Governo do Estado e CMTC continuam com a distribuição de máscaras ao usuário da RMTC

A distribuição do modelo KN95 – o mais recomendável para a proteção ao vírus Sars-Cov2- continua sendo feita em terminais de embarque e desembarque da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos- RMTC. Na quinta-feira (22) equipes da Junta Comercial do Estado de Goiás- Juceg e da Secretaria de Estado da Retomada vão estar no terminal das Bandeiras, das 16 horas às 18h30, para a entrega de mais máscaras ao passageiro do serviço, a expectativa é que o equipamento seja repassado para quase oito mil pessoas. A agenda continua no dia 23 no Terminal Praça da Bíblia, também entre 16 horas e 18h30. O horário escolhido é o de grande demanda tendo como destino a volta para a casa. A estimativa de usuários passando pelo Terminal, nessa janela de 1 hora e meia de atividade, é de quase cinco mil pessoas. O próximo da lista será o Terminal Praça A com data para o dia 27 de abril. A previsão de entrega gira em torno de três mil máscaras.

Ações sanitárias no TPC

A ação de orientação sobre o bom uso de equipamentos de proteção e higienização para o combate à transmissão do coronavírus dentro do sistema de Transporte Público Coletivo- TPC- é uma iniciativa do governo do Estado e prefeitura de Goiânia. A proposta envolve ainda orientação sobre embarque e segurança e conta com o apoio das Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana que estão em 11 terminais da capital. O início dos trabalhos foi em fevereiro com organização de embarque e em 18 de março a distribuição de unidades de máscara KN95 aos passageiros do TPC, o primeiro terminal a receber a ação foi o Terminal das Bandeiras, seguido pelo Terminal Padre Pelágio. A coordenação de distribuição com escolha de terminais por fluxo de passageiros e atendimento ficou a cargo da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- CMTC.

Além de campanhas educativas e entrega de equipamentos de proteção, o serviço de transporte público teve apoio da prefeitura de Goiânia na aquisição de três mil litros de álcool em gel para 11 terminais da capital. Outra medida importante foi instituir o Embarque Prioritário aos trabalhadores de serviços essenciais, medida reforçada pelos dois decretos publicados em abril (prefeitura de Goiânia e do governo estadual). Com a tecnologia de ponta, disponibilizada pela nova bilhetagem eletrônica, foi possível fazer o filtro de passageiros e atingir o objetivo de diluir a demanda e aglomerações em horário de pico.

Cidades da RMTC reforçam a política de proteção

Cidades que integram a RMTC também se envolveram em campanhas de orientação e foram beneficiadas com o repasse de máscaras KN95 feito pelo Estado. Entre elas Aragoiânia, Senador Canedo, Abadia de Goiás, Goianápolis, Bonfinópolis, Bela Vista de Goiás e Goianira (leia mais nesse site).

 

Sanitização 

Medidas sanitárias também foram coordenadas pela CMTC  e estão sendo cumpridas pelas cinco concessionárias do serviço público de transporte como parte das 12 medidas de segurança e higiene para o serviço público de transporte. A sanitização de terminais e da frota é trabalho diário e realizado antes do início da operação e em intervalos de viagens. Os locais para a sanitização da frota são as garagens e os pontos de apoio em terminais.

Bianca Benetti

Jornalista

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia