Compete a Diretoria Administrativa e de Gestão supervisionar e controlar o desempenho das unidades deste departamento visando estabelecer e aplicar planos normativos, estratégicos e de cunho operacional.
Documentos relativos ao administrativo são supervisionados por esta diretoria, em conjunto com a área interessada, para a assinatura do presidente e de diretores de cada departamento envolvido.
Gerência de Contabilidade
Núcleo responsável pela documentação destinada a contabilidade e prestação de contas aos órgãos competentes. Principais atribuições:
- Realizar análise de conciliação de contas patrimoniais;
- Realizar classificação contábil dos documentos de acordo com a necessidade de regularização dos saldos, efetuando cálculos de encargos financeiros;
- Emitir balancetes e prestações de contas mensais;
- Fazer o controle e elaboração de relatórios técnicos;
- Realizar o gerenciamento de informações contábeis;
- Efetuar a consolidação das demonstrações financeiras;
- Demonstrar lucros ou prejuízos acumulados;
- Demonstrar as mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa;
- Apresentar balanço anual e respectivas demonstrações, sendo responsável técnico;
- Realizar pesquisa para melhorias na área de formação e assessoramento a alta administração;
- Conhecer as Leis de licitação, Responsabilidade fiscal, Contabilidade Pública e CLT- Consolidação das Leis do Trabalho.
Gerência Financeira
Cabe a essa gerência planejar e supervisionar atividades financeiras da empresa atendendo o que determina leis, decretos e resoluções das Leis 6404, 4320 e Tribunal de Contas. Entre as atribuições estão:
- Negociar com bancos e instituições financeiras, visando minimizar custos de captação de recursos e das tarifas bancárias e otimizar as receitas oriundas de aplicações financeiras;
- Executar o controle orçamentário da receita verso despesa, custo e benefícios e equilíbrio econômico;
- Gerenciar pagamentos e recebimentos de acordo com as Leis Tributárias e Sistema Integrado de tesouraria e bancos;
- Elaborar planilhas para o controle de caixa;
- Gerenciar aplicações financeiras;
- Gerenciar departamento contábil;
- Prestar contas aos órgãos competentes.