skip to Main Content

CMTC recebe comitiva de Moçambique para conhecer o sistema de transporte público coletivo metropolitano

Durante toda esta semana delegação moçambicana cumprirá agenda institucional e técnica com visitas aos terminais, Consórcio REDEMOB, BRT’s, garagens das empresas entre outras agendas relacionadas ao sistema de transporte público coletivo

 

 

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) recebeu nesta segunda-feira (08/07), a Delegação Moçambicana composta pelo Prefeito do Município de Matola, Júlio José Paruque, pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transportes, António Matos, pelo Diretor Nacional de Transporte e Segurança Rodoviária do Ministério de Transportes e Comunicação, Fernando Ouana e mais 18 integrantes, com o intuito de conhecer de perto todo o sistema integrado de transporte público coletivo da região metropolitana, que opera em 19 municípios, conhecido por Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

 

Na sede da CMTC através de uma apresentação realizada pelo presidente Murilo Ulhôa e pela Diretora Técnica de Operações, Áurea Pitaluga, os integrantes da delegação do continente africano puderam conhecer detalhes específicos sobre a operação do transporte público, responsável por atender aproximadamente 500 mil passageiros diariamente.

 

Os visitantes contaram com uma apresentação sobre a NOVA RMTC e como ela está estruturada. Como a revitalização do Eixo Anhanguera, a conclusão do BRT Norte-Sul, a aquisição da nova frota elétrica e a reforma e a instalação dos novos abrigos. Questões técnicas como a infraestrutura pública disponibilizada para o transporte coletivo, modelo de tarifação e subsídio tarifário, especificidades do abastecimento e manutenção dos veículos e estatísticas operacionais também foram abordados. A tarde, o grupo teve acesso às instalações da Central de Controle Operacional (CCO) localizada na sede do Consórcio Redemob, que permite o monitoramento do serviço em tempo real.

 

Interessado no sistema de transporte público goiano, o prefeito do município de Matola, Júlio José Paruque enfatizou que é um sistema exemplo para ser implantado em Moçambique. “Queremos aproveitar o máximo do que vimos aqui. Precisamos exatamente deste modelo goiano. Transporte público é um assunto muito sério e a viabilidade que presenciamos aqui, nos chamou bastante atenção”, disse.

 

Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, o sistema de transporte público goiano esta se tornando uma referência internacional. “Com muito trabalho e dedicação ultrapassamos a fronteira e mostramos que gradualmente o avanço no transporte público coletivo está acontecendo. A tarifa não aumentou, os novos ônibus estão chegando, vamos entregar o BRT Norte-Sul. Tudo está acontecendo e todos estão podendo acompanhar de perto”, pontua.

 

Ulhôa destaca que o modelo de transporte público coletivo goiano tem se tornado uma tendência e referência para outros países. A forma como a rede de linhas e terminais foi planejada para integrar toda a região metropolitana, a integração tarifária, o modelo de gestão operacional em que as concessionárias operam de forma conjunta e os investimentos em tecnologia e informação aos usuários são pontos que chamam bastante atenção. “As plataformas o BRT Norte-Sul por exemplo, são projetadas para operar com a agilidade de um metrô e é exatamente isso que nossos usuários buscam,” afirma o presidente.

 

A agenda da comitiva moçambicana em Goiânia se estenderá durante toda a semana, percorrendo os terminais, Consórcio REDEMOB, BRT’s, garagens das empresas entre outras agendas institucionais e técnicas relacionadas ao sistema de transporte público.   

 

 

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia