skip to Main Content

Terminal Paulo Garcia marca era de modernidade e conectividade da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos

Tecnologia usada e experiências criadas para o cliente no novo terminal, fazem dele um projeto inédito no País

 

Goiânia dá mais um importante passo rumo à mobilidade do futuro e humanização no transporte público coletivo da Capital e região metropolitana. Nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 15:00, será inaugurado o Terminal Paulo Garcia, que já nasce com o novo conceito de espaço aberto, com espaços de integração, iniciativas tecnológicas, modernas e lúdicas que o tornam inédito no País.

 

O início da operação do serviço no Terminal Paulo Garcia acontecerá a partir do dia 12 de abril de 2023.

 

Experiência e tecnologia

 

Entre as novidades que tornam o Terminal Paulo Garcia único e uma referência para o país é a tecnologia usada para criar experiências para os usuários do sistema. Uma delas é a faixa de travessia de pedestres instalada entre as plataformas de embarque e desembarque, que se transforma em um túnel de luz, com três setas minimalistas em acrílico branco translúcido, com luz azul neon de led que convidam o usuário a seguir em frente, cruzar a pista, caminhar em direção ao futuro. O propósito é transmitir e despertar uma sensação sutil de bem estar.

 

Em uma das extremidades da passarela está um painel em tamanho real que vai conectar dois pontos distantes em uma experiência de observação, interação e conexão. Uma delas no Terminal Paulo Garcia e a outra no Terminal Isidória, que funciona como um portal para outra dimensão. A tela vai permitir que pessoas, que estejam em locais diferentes, se vejam mutuamente, em um encontro de olhares e sensações.

 

Outra novidade é um painel com asas instagramáveis, iluminadas por neon verde, com o propósito de despertar o lado lúdico das pessoas. A ideia é transmitir a liberdade, coragem e determinação, um convite a explorar o mundo, a conhecer pessoas, lugares e culturas por meio do transporte público.

 

Enquanto aguarda o ônibus para seguir seu trajeto, o usuário também pode recarregar as energias e o celular. Uma árvore em vinil de recorte, com tronco e raízes azuis e folhas verdes, oferece um espaço de convivência, de encontro para aqueles que desejam se recarregar. Estão disponíveis tomadas elétricas e pontos USB, com prateleiras de apoio para os dispositivos móveis. É como um convite a pausar, a respirar, a olhar para dentro. E ao mesmo tempo, recarregar a energia necessária para seguir em frente, para enfrentar os desafios do dia a dia, para alimentar os projetos de vida e se conectar a um universo cada mais interativo.

 

Na outra extremidade da passarela, um relógio conceitual se manifesta, inspirado nas obras do designer holandês Maarten Baas, para inspirar o usuário a refletir sobre a natureza do tempo e como o percebemos. Uma professora de yoga é a ‘moradora do relógio’, responsável pela atualização do tempo sendo a guia para explorar a consciência corporal e ampliar a percepção pessoal do presente e do futuro. Entre os minutos, movimentos esportivos, de leitura, hidratação e caminhadas para mostrar o quão precioso e importante aproveitar o tempo para aprender coisas novas e explorar as belezas que existem a nossa volta.

 

O Terminal Paulo Garcia

 

Localizado em um ponto estratégico da capital, próximo à Feira Hippie, Rodoviária/Araguaia Shopping, Shopping Estação, Rua 44 e Praça do Trabalhador, o Terminal Paulo Garcia possui  5.040 m2 de área construída, duas plataformas de embarque e desembarque que vão atender, além das linhas do BRT, outras 19 linhas que atendem diversos bairros da nossa região. Possui ainda modernos totens eletrônicos, instalados um em cada local de embarque, banheiros acessíveis, bilheteria, uma sala para Polícia Militar e outra para a CMTC, um belo jardim, bancos no modelo art decó, piso tátil de orientação e área de apoio e refeitório para os motoristas e profissionais do RedeMob Consórcio.

 

Na entrada, um painel de led, com quatro grandes monitores, vai informar as linhas que serão atendidas no local e os horários em tempo real das partidas dos ônibus, como funciona hoje nos principais aeroportos do país. As atualizações serão a cada 30 segundos. A expectativa é que o Termina Paulo Garcia receba um fluxo médio de 40 mil passageiros por dia e registre uma média de 610 viagens diárias.

 

O terminal já nasce com o novo conceito de espaço aberto. Desta forma, as validações das viagens passam a ser feitas dentro dos ônibus e os embarques deverão ser realizados pela porta da frente.

 

 

Além das linhas do BRT Norte-Sul, serão 19 linhas integrando no novo Terminal:

 

 

ORDEM LINHA DENONINAÇÃO
1 2 Parque Atheneu / T. Isidoria / T. Paulo Garcia
2 3 T. Maranata / Eixo T-7 / T. Paulo Garcia
3 6 T. Veiga Jardim / Eixo 90 / T. Paulo Garcia
4 7 T. Vl. Brasilia / Eixo 90 / T. Paulo Garcia
5 8 T. Veiga Jardim / Eixo 85 / T. Paulo Garcia
6 13 T. Rec. do Bosque / T. Paulo Garcia / Centro
7 17 T. Cruzeiro / Centro / T. Paulo Garcia
8 29 T. Bandeiras / Av. Alpes / T. Paulo Garcia
9 35 T. Garavelo / Eixo T – 63 / T. Paulo Garcia
10 42 T. Pe. Pelágio / Finsocial / Centro
11 168 T. Rec. do Bosque / Campinas / Centro
12 169 Morada Nova / Centro / T. Paulo Garcia
13 170 T. Rec. do Bosque / Balneário / Centro
14 180 T. Rec. do Bosque / Centro / St. Universitário
15 187 T. Pq. Oeste / Detran / T. Paulo Garcia
16 193 PC Trindade / Flamboyant / T. Paulo Garcia
17 225 Vale Dos Sonhos / T. Paulo Garcia / Centro
18 277 T. Cruzeiro / Pq. Amazonia / T. Paulo Garcia
19 405 Aruanã / T. Bíblia / Centro

 

Toda a estrutura será monitorada por câmeras de segurança, interligadas diretamente na Central de Controle de Operações (CCO) do RedeMob Consórcio, na prefeitura de Goiânia e na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Também foi montado um sistema de sonorização da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) para fazer alertas, informes de horários e spots de produtos e serviços.

Back To Top

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia