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Uso do cartão de crédito ou débito registram uma média de 18 mil validações diárias no transporte público coletivo de Goiânia e toda região metropolitana
“Com o aumento da demanda de passageiros, o uso do cartão de crédito ou débito deve se fortalecer ainda mais”, afirma Tarcísio Abreu, presidente da CMTC
Desde que foi implantada em dezembro do ano passado, as validações do uso do serviço de cartão de crédito ou débito por aproximação tem aumentado no transporte público coletivo. Das 370 mil validações diárias registradas nos últimos dias, 18 mil foram pagos no cartão de débito ou crétido, ou seja, 4,8% sobre o total. Os dados são do departamento de planejamento da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
Por se tratar de um cartão bancário, existe restrições de informações como idade e gênero. Por exemplo, não conseguimos contabilizar se foi realizado por adultos, jovens ou idosos. Mas de acordo com o presidente estes dados não são tão relevantes em contrapartida aos benefícios que o uso da tecnologia traz a vida do usuário. “O importante é que o usuário se sinta seguro, satisfeito e que tenha poder de escolha de formas de pagamentos”, diz.
A evolução tecnológica modificou todo sistema. As tradicionais cédulas de papel perderam espaço para os meios de pagamento modernos. “Os novos meios de pagamento para utilização dos ônibus contemplam diferentes modelos e facilitam a aquisição da passagem, além de garantir mais segurança aos usuários”, explica o presidente.
O avanço proporcionado pelo novo sistema de bilhetagem no transporte coletivo tem como objetivo melhorar cada dia mais a tecnologia a serviço para o usuário, facilitar e democratizar o acesso ao sistema. Lembrando que para os próximos meses já teremos mais novidades na bilhetagem como a implantação do Bilhete Único, Vale Transporte Assinatura, Cartão Família, Bilhete Um Dia, Bilhete Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, Bilhete Meia-Tarifa e vários outros benefícios.
O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explica que este é mais um passo para a melhoria no transporte coletivo. Segundo ele, a facilidade de pagamento que o usuário terá com essa novas modalidades será uma forma atrativa para aqueles que muitas vezes deixam de usar o transporte público pela dificuldade em obter a passagem.
Ele destaca ainda que é importante pensar naquele usuário que não é adepto a tecnologia por algum motivo, seja o idoso ou o jovem, ou qualquer pessoa. Segundo ele campanhas e treinamentos estão sendo realizados com motoristas e nos terminais para que nenhum usuário enfrente dificuldades.
O sistema de bilhetagem de Goiânia e toda região metropolitana é o mais moderno de todo país. Vale lembrar que ja foram implementadas a biometria facial, destinada aos idosos, deficientes e estudantes, assim como a recarga de créditos no cartão Sitpass a bordo dos veículos. O projeto será uma das bases para a evolução de políticas públicas no transporte público coletivo da região.