skip to Main Content

Cidades da rede metropolitana de Transportes investem em orientação ao usuário

A iniciativa de reunir esforços no combate à proliferação do vírus SARS- COV2 da pandemia Covid-19 no transporte público coletivo, partiu do governo do Estado e da Prefeitura de Goiânia tendo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- CMTC como a mediadora entre os outros 17 prefeitos da rede de transportes.  A ação tem como base a orientação ao passageiro do sistema da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC e foi muito bem recebida pelos gestores das cidades.

Além da ação de álcool em gel em 11 terminais de Goiânia, a distribuição de máscara do tipo KN95 nos terminais de maior fluxo de Goiânia e das cidades integradas e a sanitização de terminais e da frota que opera na RMTC, temos ainda ações em cidades como Senador Canedo onde a prefeitura local agiu no Terminal de ônibus Osvaldo Augustinho Cardoso para evitar a proliferação da Covid-19. Agentes de saúde promovem diariamente a distribuição de álcool em gel, máscaras de proteção e aferição de temperatura, além de orientar sobre distanciamento e demais medidas necessárias para diminuir o contágio.

Em Abadia de Goiás a prefeitura municipal instalou tendas em locais estratégicos da cidade para orientar o morador para o uso de máscaras, do álcool em gel e dentro dos ônibus está sendo feita a distribuição de mil máscaras repassadas pela Organização das Voluntárias de Goiás, a OVG.

Em Bonfinópolis, a realização de campanhas de educação e de alerta são feitas em redes sociais da prefeitura com orientação aos cuidados com a higiene caso o morador precise usar o transporte coletivo. Frases como “Tome os devidos cuidados com o contato da mão na boca nos olhos. Se possível leve com você o álcool 70%”, são replicadas diariamente com outras para efeito e de conscientização, além de ações de saúde pública lideradas pela secretaria municipal de Saúde.

Em Bela Vista de Goiás a fiscalização do município tem conferido os pontos de ônibus e a Secretaria de Ação Social faz a distribuição de máscaras ao morador que está à espera do ônibus. Ao todo serão 1.500 máscaras adquiridas pela OVG.

Foto: Caroline Alves- Bela Vista de Goiás

Em Goianira, a prefeitura também está empenhada em ações de proteção e conscientização do usuário do transporte coletivo, tanto que instalou dispensers com álcool em gel dentro da rodoviária, local de embarque e desembarque do transporte urbano.

“Eu agradeço o esforço em conjunto do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Rogério Cruz e todos os prefeitos, vereadores, líderes de bairros para esse momento único que vivemos. Toda ação contribui para que os moradores de Goiânia e das cidades conurbadas possam estar mais orientados e, assim, fazer uso de ações de segurança e proteção tanto a eles como para o próximo. Essa pandemia está nos exigindo essa união, parceria, muita empatia e solidariedade, e vamos conseguir vencer essa doença”, resume o presidente da CMTC, Murilo Guimarães Ulhôa.

Foto: Caroline Alves

Bianca Benetti

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia

Conheça a Nova Rede Metropolitana de Goiânia