Mês passado o Mova-se Fórum de Mobilidade foi surpreendido com a notícia vinculada na CNN…

Mobiliário urbano é parte do patrimônio das cidades
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) desde 2018 conta com a parceria de prefeituras da rede de atendimento de transportes para a recuperação de abrigos que sofrem depredação ou danificação por acidentes. O trabalho conjunto tem respaldo na Deliberação de número 084/2018 que passou a responsabilidade de manutenção e consertos para os municípios integrados à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). Em Goiânia, a CMTC faz parceria com a Comurg e Seinfra.
Este abrigo fica na Avenida Castelo Branco, no Setor Coimbra, e foi instalado ontem após serviço de recuperação feito pela Prefeitura de Goiânia. O mobiliário teve o teto arrancado e danificado por ato de vandalismo, e toda a estrutura foi reformada para devolver aos usuários a proteção para o embarque. A preservação desses espaços e abrigos é de suma importância para o bom serviço de transporte nas cidades.
Ponto de Embarque com abrigo danificado por vândalos
Abrigo foi recuperado pela Prefeitura de Goiânia
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) tem a função, como órgão gestor, de planejar a marcação de pontos e coordenar a instalação desses PEDs em atendimento à Política Nacional de Mobilidade Urbana, lei 12.587 de 2012, que estabelece distância máxima de caminhada de 800 metros para acesso ao sistema de transportes.
É bom ressaltar que na RMTC temos 6.777 Pontos de Embarque e Desembarque (PEDs) sendo que 3.106 possuem esse abrigo de proteção, um mobiliário urbano importante para o usuário do Transporte Coletivo e que faz parte do patrimônio das cidades. Os que não possuem o abrigo ou se enquadram nos padrões de uso como pontos de apenas desembarque de passageiros e que seguem para destinos sem a necessidade de parada ou o espaço na calçada não atende as especificações técnicas de instalação que pedem um espaçamento de 3 metros e meio para receber o equipamento.
Bianca Benetti
Assessoria de Imprensa
Ouvidoria: 0800 646 1851
Fotos: Julio Roberto Nicolau Azevedo
This Post Has 0 Comments