Durante toda esta semana delegação moçambicana cumprirá agenda institucional e técnica com visitas aos terminais,…
CMTC recebe comissão de vereadores de municípios da RMTC
A comitiva recebida na manhã de hoje (22) pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, trouxe como agenda o aporte às cidades que integram a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). As lideranças apresentaram as dificuldades enfrentadas com deslocamentos em tempo de pandemia, e solicitaram o apoio da CMTC para que questões urgentes, e que tenham relação com o atendimento metropolitano de transporte, tenham solução.
Cientes de que a pandemia Covid-19 trouxe problemas na operação, os parlamentares pediram que um estudo fosse realizado pela Companhia para que adequações em viagens que saem e voltam às cidades representadas fossem implantadas. “Estamos com o trabalhador com dificuldade para voltar para casa”, disse Gledson Ferreira, vereador em Santo Antônio de Goiás.
Presente em falas abertas por outros parlamentares o receio de um reajuste da tarifa para os municípios integrados, segundo a comitiva, as finanças de cada prefeitura representada na reunião não têm condições de contribuir financeiramente com o sistema RMTC.
O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa fez uma breve análise do serviço de transporte público que há décadas vem sofrendo impactos e que a manifestação pública para a manutenção da qualidade do atendimento estava ausente. Ressaltou que a nova gestão da prefeitura de Goiânia assumiu esse protagonismo agora em 2021 para estabelecer um discurso unificado entre os atores que participam das discussões do transporte. “Nunca houve um debate como estamos promovendo atualmente. Quando há problemas na saúde as autoridades unem forças para resolver, na segurança o mesmo e quando o tema passa por transporte público não havia esse entendimento. Goiânia, nas primeiras semanas de janeiro, na figura do prefeito Rogério Cruz, trouxe o tema e garantiu a participação da capital no plano emergencial ao transporte público, provocado pelo poder judiciário e que cita o governo do estado e todos os municípios da rede”, lembrou Ulhôa.
Vereadores de cidades da RMTC em reunião com Murilo Ulhôa
Sobre a situação do atendimento em cada cidade o presidente da CMTC garantiu a realização de uma análise pontual para que ações sejam realizadas, mas frisou que a proposta emergencial é resolver todas as questões que estão interferindo na operação com reflexos negativos para o usuário. “Fizemos já intervenções no início do mês acompanhando a volta da demanda após o período de férias, faremos novamente nos horários de maior fluxo de passageiros”, garantiu, lembrando que na pandemia a queda de passageiro foi drástica chegando a 85%. Hoje estamos com retorno em torno de 50%. Posso citar que Bonfinópolis está com 42% a menos de passageiros”.
A comitiva deixou a CMTC com a s garantias e afirmando que estará presente nos setores públicos que possam intervir na qualidade do sistema RMTC. Essa comissão já esteve com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira.
Bianca Benetti-
Assessoria de Imprensa da CMTC
This Post Has 0 Comments