Mês passado o Mova-se Fórum de Mobilidade foi surpreendido com a notícia vinculada na CNN…
Novo teste para o Covid-19 é feito na equipe CMTC
Colaboradores da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- CMTC passaram hoje – dia 2- por testagem para o Covid-19. A coleta de material para o diagnóstico foi feita pela Universidade Federal de Goiás- UFG, que trouxe, além do tradicional teste RT-PCR, um outro método para a coleta de material e que está em estudo pela Universidade. Batizado de RT-Lamp, o método utiliza uma quantidade X da saliva para identificação do vírus e a proposta visa dar mais um caminho para a coleta de material. O RT-Lamp está sob a coordenação do Instituto de Química da UFG, mas a equipe que realiza os procedimentos é composta por nove enfermeiras da faculdade de Enfermagem, parceira na pesquisa.
A coordenação da pesquisa é da professora Gabriela Rodrigues Mendes Duarte e, segundo ela, o projeto científico busca dar maior robustez à triagem de pessoas na pandemia com resultados cada vez mais confiáveis. “Tudo vai depender da coleta de hoje, aqui na CMTC, que é o nosso teste piloto. Vamos trabalhar essas amostras em conjunto com outro laboratório da UFG e os resultados serão comparados”, reforçou. O material para o RT- Lamp será analisado pelo Instituto de Química e o RT-CPR em outro laboratório da rede UFG.
A testagem da equipe CMTC para o Covid-19 foi iniciada às 8 horas da manhã e envolveu todos os funcionários internos e externos. O resultado do exame deve sair em 96 horas (quatro dias).
Bianca Benetti
Jornalista
Núcleo de Comunicação da UFG
This Post Has 0 Comments