Mês passado o Mova-se Fórum de Mobilidade foi surpreendido com a notícia vinculada na CNN…
Sesi-Senai desenvolve pulseira para atender o deficiente visual no transporte coletivo
A ideia de desenvolver tecnologia capaz de orientar o deficiente visual dentro do serviço de transporte coletivo partiu de alunos do 1° e 2° anos do Sesi-Senai. O escopo do projeto foi apresentado à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- CMTC- na tarde dessa segunda-feira, 11.
O Band Bus foi idealizado seguindo o conceito de Cidades Inteligentes para orientar o deficiente visual sobre linhas e pontos de embarque e desembarque que ele deve utilizar. Segundo pesquisa feita pela equipe Game Tech– idealizadora da proposta-, esse usuário cego ou com alguma deficiência visual enfrenta muita dificuldade ao usar o sistema de transporte quando ele está sozinho nas ruas e dentro do ônibus. A pulseira foi pensada como uma ferramenta orientadora a esse passageiro sobre o ônibus que ele deve entrar e quando ele deve descer do veículo seguindo alertas sobre a viagem realizada e que ele mesmo estabeleceu, por meio da ferramenta. A tecnologia criada disponibilizará terá três botões de comando em Braille e avisará o usuário via comando de voz e vibrações emitidas pela pulseira do relógio. “É muito complicado esse passageiro usar o transporte sem uma indicação de onde descer, qual ônibus chegou no ponto. Esse relógio foi pensado para ajudar”, disse a aluna Gabriele Santos Carvalho.
A ideia foi apresentada à empresa Samsung que aprovou o andamento dos estudos e testes no produto por parte da equipe idealizador. A empresa percebeu a utilidade da ferramenta que poderá ajudar milhões de brasileiros cegos ou com alguma deficiência visual. Segundo o IBGE, essa parcela da população soma hoje 6,5 milhões em todo o país (cegos ou com alguma deficiência). Os cegos são 506 mil pessoas e em Goiás 45 mil.
O presidente da CMTC parabenizou os alunos pela iniciativa que é inédita. “Parabéns pela ideia e projeto. Vamos colaborar com o trabalho de vocês que poderá ser desenvolvido com dados que o transporte coletivo tem via aplicativo que funciona na Rede Metropolitana de Transportes”, afirmou Benjamin Kennedy Machado da Costa.
O SiMRmtc é um aplicativo que informa em tempo real a operação das 283 linhas do sistema RMTC e será um grande aliado dessas informações que virão no relógio Band Bus.
Participaram da reunião com o presidente os alunos Gabriele Santos Carvalho, Célio Coutinho Alves Vieira, Giovana Xavier da Silva, o professor de Robótica Leandro Santos Hall, o chefe de Gabinete da CMTC, Domingos Sávio Afonso e o representante do RedeMob, Maurício Ernesto Coelho Júnior.
Bianca Benetti
Núcleo de Comunicação da CMTC
This Post Has 0 Comments