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Novo sistema de bilhetagem eletrônica da RMTC é moderno e menos burocratizado

Mais tecnológico, o novo modelo vai facilitar acesso ao serviço do transporte coletivo e garantir mais segurança aos usuários. Considerado como a melhor tecnologia para o serviço o novo modelo já está em operação em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos últimos anos, a evolução tecnológica modificou a forma como as pessoas lidam com o dinheiro no dia a dia. As tradicionais cédulas de papel perdem cada vez mais espaço para os meios de pagamento mais modernos, como cartões de débito e crédito e transações digitais. Os novos meios de pagamento para utilização dos ônibus contemplam diferentes modelos e facilitam a aquisição da passagem, além de garantir mais segurança aos usuários.

Wi-fi e uso de cartão de crédito e débito

Com implementação gradual, em duas grandes fases, o novo sistema de bilhetagem terá funcionalidades como biometriafacial, pagamento por QR Code, cartão MIFARE, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo. A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa.

A nova tecnologia foi escolhida a partir de estudos de mercado com as principais empresas do setor, que apontaram a Prodata como fornecedora do melhor conjunto de recursos disponíveis no Brasil atualmente. A Prodata é líder de mercado na América do Sul e está presente em 240 cidades, entre elas nove capitais brasileiras. Além de deixar as viagens mais agradáveis e o sistema de transporte mais prático e seguro, a nova bilhetagem vai permitir a flexibilização tarifária por tipo de dia, horário ou linha, e possibilitar maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.

A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. Os mais de 1.700 pontos de venda espalhados pelas cidades da Região Metropolitana de Goiânia continuarão realizando o serviço de recarga do Cartão Fácil até que o novo modelo esteja completamente implementado. Todas as etapas do processo serão executadas de forma a minimizar o impacto durante o período de transição e esclarecer para os clientes todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.

Satisfação do usuário

Pesquisas realizadas com usuários do transporte coletivo nas 18 cidades que fazem parte da RMTC constataram a demanda por novas ferramentas que facilitariam o acesso da população ao serviço. Diante deste cenário, a substituição do atual sistema de bilhetagem eletrônica, é um consenso entre todas as instituições e empresas que fazem parte da RMTC. Pioneiro no Brasil, o sistema de Goiânia atual utiliza tecnologia francesa e está com mais de 22 anos de operação ininterrupta e dará lugar agora a um novo modelo que aproveita todas as potencialidades dos novos recursos tecnológicos. “A proposta é facilitar sempre o acesso do usuário ao transporte. Oferecer ferramentas que aperfeiçoem essa experiência e que dão mais segurança na utilização de dados, é melhorar o serviço para que ele se torne cada vez mais atrativo”, diz Benjamin Kennedy Machado da Costa.

A apresentação oficial aconteceu na sede da CMTC  e contou com as presenças de prefeitos das cidades que integram a RMTC, representantes das empresas concessionárias Cootego, HP Transportes, Rápido Araguaia, Viação Reunidas e a estatal Metrobus e imprensa.

Foto: G1- Notícias

 

 

 

 

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