skip to Main Content
O Brasil Precisa Acabar Com Privilégios Ao Carro

O Brasil precisa acabar com privilégios ao carro

Com o objetivo de fomentar debates sobre mobilidade urbana com o mote a “Rua é nossa e não dos Carros” a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) promoveu, em 1º de Outubro, o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusão Social. O evento aconteceu durante todo o dia no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura- CREA-GO.

Os temas trabalharam a mobilidade não motorizada; o predomínio dos automóveis;  transporte de qualidade; o subsídio da tarifa do transporte coletivo; a democratização das vias públicas, entre outros. O seminário reuniu diversas secretarias de Goiânia e representantes de órgãos de trânsito e transporte da região metropolitana; a CMTC estava lá com arquitetos e engenheiros da área de planejamento.

Toda a palestra foi conduzida pelo coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte- MDT, Nazareno Sposito Neto Stanislau Affonso que também é arquiteto e urbanista.

Durante a exposição foram apresentados números assustadores e de uma estatística de trânsito que coloca o Brasil em situação de alerta, com Goiânia somando piores índices entre os municípios avaliados.

Para o especialista Nazareno é chegada a hora de retirar privilégios dados ao transporte individual para mudar essa visão. “Apenas 30% das vias são feitas para o transporte público, o restante é voltado ao carro. É preciso inverter essa lógica com investimentos que estabeleçam o conceito de que a rua é nossa e não dos carros”, completou ressaltando que o transporte precisa ter política de estado e não de governo.

As atividades do seminário terminaram com ações em grupo para estabelecer soluções à problemática que envolve trânsito e transporte.  Os participantes apresentariam essa política de mobilidade e a melhor elegeria o prefeito de uma cidade. O grupo com representantes da CMTC foi o vencedor, com o chefe de Gabinete da Companhia Domingos Sávio Afonso sendo eleito o prefeito com as melhores soluções para a mobilidade. O prêmio foi um livro sobre o tema que já foi doado à biblioteca da CMTC.  A arquiteta Gabriela Silveira – assessora de Planejamento da CMTC – estava na chapa eleita.

Bianca Benetti

Núcleo de Comunicação da CMTC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top