A partir do dia 13/10 a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC- atenderá mais…

CMTC solicita e SMT promove melhorias em trajetos de linhas
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos – CMTC- está desde o dia 14 de setembro avaliando o desempenho de linhas do transporte público que tiveram o trajeto alterado pelos desvios no trânsito promovidos pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade-SMT. As mudanças oferecem hoje um novo desenho para o tráfego da Região Sul da cidade, sendo necessárias para o atendimento às obras do complexo viário da Avenida Jamel Cecílio.
Ao todo são 12 linhas (veja quadro) que antes de o início da construção do viaduto e da trincheira já apresentavam desempenho de velocidade mais lento. O motivo para a baixa velocidade sempre foi o fluxo intenso de veículos na região em horários considerados de pico, razão que motivou a Prefeitura de Goiânia às intervenções no trânsito como neste trecho da Jamel Cecílio, o da trincheira da Rua 90 com a Rua 136, o prolongamento da Marginal Botafogo, a construção de um viaduto na BR-153 para atender o fluxo com destino ao Jardim Novo Mundo e também a construção de cinco corredores preferenciais para o ônibus do transporte público com orçamento para a instalação de dois novos corredores (T-9, 24 de Outubro/Independência) e a continuidade de outros três (T-63, 85 e T-7).
Neste cenário de obras e de desvios no trânsito, necessário para melhorar o conceito cidades para pessoas, que o ir e vir oferecido pelo serviço de transporte público tem sofrido com atrasos. Pelo estudo realizado pela CMTC, algumas linhas computam atrasos de até 40 minutos a mais no tempo de deslocamento. Esse diagnóstico também veio com soluções técnicas para questões de tráfego nesses locais interditados e que foram apresentadas para a SMT e realizadas a contento. Confira o que foi sugerido pela CMTC e já concluído:
-Aumentar o tempo semafórico no cruzamento da Rua PL-03 com Av. Jamel Cecílio em 15 segundos para quem vem pela Rua PL-03;
– Instalação de placas proibindo parar/estacionar ao longo da Rua PL-08 nos dois lados;
-Instalação de placas proibindo parar/estacionar do lado direito da na Av. Botafogo, entre Av. Leopoldo de Bulhões e Rua 1001 no sentido da Av. 2º Radial;
-Retirar semafórico do cruzamento da Av. Botafogo com Av. Leopoldo de Bulhões sentido Av. 2ª Radial;
– Intervenção no acesso da Rua 121 pela Rua 115.
Esse foi o primeiro estudo de impacto no trânsito sofrido por linhas do transporte público. A CMTC vai continuar a avaliação da operação de linhas para que esse período de obras, que é passageiro e com benefícios, possa ter os problemas minimizados.
Número da linha- 2 | Parque Atheneu / T Isidoria / Rodoviária
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Número da linha- 6 | T Veiga Jardim / Centro – Via Eixo 90
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Número da linha- 7 | T Vila Brasilia / Centro / Rodoviária |
Número da linha- 20 | T Garavelo / T Bíblia – Via T Isidoria
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Número da linha- 21 | Parque Atheneu / Flamboyant / T Bíblia
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Número da linha- 23 | T Praça A / Praça Cruzeiro / Flamboyant
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Número da linha- 24 | T Bíblia / Flamboyant
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Número da linha- 26 | T Bandeiras / Flamboyant – Via T 10 |
Número da linha- 185 | T Isidoria / Av E / PUC
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Número da linha- 193 | PC Trindade / Rodoviária – Via Flamboyant
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Número da linha- 283 | T Senador Canedo / Go 020 / T Bíblia
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Número da linha- 612 | Direto / T Garavelo / T Bíblia
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Foto: Jornal O Popular
Bianca Benetti
Núcleo de Comunicação da CMTC
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