skip to Main Content
CMTC Realiza Série De Palestras Técnicas Para Qualificar Funcionário

CMTC realiza série de palestras técnicas para qualificar funcionário

A proposta da agenda de palestras com técnicos e acadêmicos ligados ao transporte público, trânsito e mobilidade urbana tem como metas informar ainda mais a equipe que planeja e fiscaliza o serviço de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), fomentando debates internos sobre experiências pelo mundo, e que deram certo, e como elas podem ser referências para a ação da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- CMTC.

A agenda foi iniciada em 23 de agosto com o engenheiro Civil e Consultor em Mobilidade Urbana José Carlos Grafite Xavier que, inclusive, foi presidente da CMTC por dois anos (2011 e 2012). Grafite, como é mais conhecido, trouxe o tema Mobilidade Urbana e a Construção das Cidades. Por três horas as equipes Técnica e de Fiscalização ouviram experiências aplicadas com atenção a essa construção de cidades ao pedestre, ao transporte coletivo e o planejamento que é preciso ter para que pedestres, bicicletas, ônibus, metrô e carros convivam em harmonia.

 

A segunda palestra foi comandada pelo perito Criminalista e ex-superintendente da SMT, Antenor Pinheiro.  Antenor trouxe um trabalho desenvolvido por ele sobre trânsito nas cidades de Bogotá e Medelin (Colômbia), Copenhage (Dinamarca), Dratchen (Holanda), Lisboa (Portugal). Exemplos de mobilidade que desafogaram as cidades oferecendo respeito ao pedestre e àquele que faz uso de modais de transporte coletivo.

O terceiro encontro teve a participação do engenheiro Civil, professor do Instituto Federal de Goiás- IFG- e mestre em Transportes, Marcos Rothen. A palestra trouxe os “Aspectos operacionais que contribuem para um melhor atendimento aos usuários do transporte coletivo”. O trabalho foi elaborado com as vivências do professor no sistema da Região Metropolitana, seguindo com sugestões para o planejamento da operação.

O ciclo de palestras continuará com mais nomes de relevância e que buscam trazer sugestões para a mobilidade urbana com atenção ao modelo de cidades. A próxima convidada é a professora, Maria Ester que é arquiteta e urbanista e coordenadora da Comissão Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU.

Bianca Benetti

Núcleo de Comunicação da CMTC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top